domingo, 5 de dezembro de 2010

Namoro abençoado

Namorar descrente é querer estabelecer comunhão com as trevas (2 Co 6.14).

· A iniciativa do namoro deve partir do rapaz.

· Não é antigo, nem antiquado exigir que um rapaz peça autorização para o pai de uma moça para começar namorá-la; e muito mais ainda para terminar o namoro.

· Os pais devem estabelecer regras coerentes e equilibradas para o namoro dos filhos, tais como: o limitar no máximo, em dois dias, para o namoro: o estabelecer o local principal para o namoro; o disciplinar o horário, de que horas a que horas o casal pode namorar.

· É desaconselhável que os jovens cristãos namorem em lugares isolados e não público.

· Namoro em que não se projeta, pelo menos aproximadamente a data para o casamento é perigoso.

· O namoro deve ser o tempo para os jovens se conhecerem e preparem-se espiritualmente, financeiramente, materialmente e emocionalmente para o casamento.

· É bom que os namorados leiam a Bíblia e orem juntos.

· O rapaz que não conseguir ser o "sacerdote" de sua namorada será um péssimo chefe de família.

· Intimidades excessivas como beijo na boca e carícias desenfreadas podem destruir a possibilidade de um casamento feliz.

· Os namorados (principalmente, a moça) devem se cuidar para não defraudar seu namorado, ou seja, provocar-lhe desejos que não podem ser satisfeitos antes do casamento (Mc 10.19; 1 Ts 4.6; Tt 2.10).

· Ter desejos sexuais é natural e biologicamente saudável; o que se deve fazer é controlá-los através do fruto o Espírito Santo na vida (Gl 5.16-25). A virgindade (de ambos), antes do casamento, é uma exigência bíblica atual e a obediência a ela traz felicidade. Não é isso que o mundo está dizendo. Mas, "o mundo passa e a sua concupiscência, mas o que faz a vontade Deus, permanece para Sempre"(1 Jo 2.17). Vale lembrar que virgindade não é uma questão apenas física, mas sim, um estado de alma e de espírito. Moça que "casa de branco", sem ser mais virgem, tentando enganar a igreja, ao invés de ser abençoada, muitas vezes, acaba sendo amaldiçoada diante do púlpito. A melhor coisa é serem sinceros e receberem o perdão e a bênção de Deus!

· É aconselhável que de vez em quando os namorados conversem com seu pastor para prestarem contas do seu namoro, receberem conselhos, oração e a bênção do Senhor.

· PARA VOCÊ JOVEM, Por fim, não se deixem ir na onda dos papos de quem não serve a Deus. Não sigam o que a mídia está incutindo na juventude do mundo. O Diabo está dizendo por aí que é só se cuidar para a AIDS não lhe pegar e propagando que é só cuidar-se para não ter uma gravidez indesejada. Creia na Palavra de Deus, que lhe ama e quer o melhor para o seu espírito, quer o melhor para sua alma; e quer o melhor para o seu corpo. Não rejeite os conselhos de seus pais, quando são bíblicos e coerentes. Fique com a Palavra: "Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" (Pv 6.20-22 Que Deus abençoe nossas famílias!

Isaias Pedro Cardoso
(extraído e adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário